Redação Oficial

Objetivo geral

Curso elaborado de forma prática e dinâmica com objetivo de desenvolver no participante a capacidade de produzir textos de acordo com as normas de Redação Oficial. Saber escrever com correção, clareza, coesão e conhecimento das normatizações para documentos oficiais é essencial para o exercício do servidor que tanto depende de um bom texto. O participante adquire o conhecimento necessário e emprega o idioma de forma adequada em diversas situações do trabalho.Público-alvo

Servidores de todos os departamentos que produzem ou interpretam textos em nome da instituição e necessitam conhecer as normas que orientam a redação oficial. 

Professor

Marcelo Paiva coordena cursos de pós-graduação de Português Jurídico, Língua Portuguesa, Linguística e Revisão de Texto; autor de 46 livros sobre o uso adequado de nosso idioma em especializações relacionadas principalmente à atividade institucional; ministra cursos e presta consultoria a diversos órgãos públicos: Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal Militar, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Polícia Federal, tribunais regionais e estaduais, ministérios etc.

Carga Horária

40 horas.

Conteúdo programático

1. Conceito de redação oficial;

2. A linguagem dos atos;

3. Impessoalidade;

4. Uniformidade e padronização;

5. Elegância;

6. Coerência e coesão;

7. Objetividade e concisão;

8. Vícios de linguagem (principais erros na redação oficial);

9. Vocabulário e expressões;

10. Pronomes de tratamento e o vocativo;

11. Atos administrativos: memorando, ofício, declaração etc; 

12. Principais erros gramaticais.

Regras

1. A inscrição deverá sempre ser realizada com o e-mail institucional no formulário disponível nas informações de cada curso ou por meio de mensagem ao Instituto Educere com nome completo, e-mail institucional e curso desejado. Nas duas opções de inscrição, o servidor receberá mensagem com confirmação de inscrição. Se não receber a mensagem, entre em contato com o Instituto. 

2. Não haverá necessidade de o servidor informar ao Tribunal quando concluir um curso para realizar a averbação, pois o Instituto Educere enviará mensalmente ao Tribunal relatório com os servidores aprovados em todos os cursos nos últimos trinta dias. No mesmo dia em que enviar o relatório mensal ao Tribunal, o Instituto Educere enviará a cada servidor aprovado o certificado de conclusão.

3. Caso tenha dúvida, basta entrar em contato com o Instituto Educere (institutoeducere@institutoeducere.com.br).

4. Não há pré-requisitos para a participação no primeiro curso. Entretanto, a partir do segundo curso, a inscrição só será efetivada se o participante já tiver concluído o curso anterior. Não há possibilidade de participar em mais de um curso simultaneamente.

Entrar em contato com o Instituto Educere